Gravação de Voz

Ir em baixo

Gravação de Voz

Mensagem  André Quadros em Qua Jul 28, 2010 1:40 pm

Caros, tenho feito umas gravações em casa com o Sonar (infelizmente ainda não tenho o ProTools, sorry) e gravo tudo no POD X3. Pra quem não conhece, o POD X3 é um simulador de amplificadores, falantes, e efeitos, pra guitarra, baixo e voz, e ele tem uma placa de áudio razoável embutida e saída USB pro PC. Uma mão na roda.

Consigo uma qualidade boa na gravação dos instrumentos, mas ao gravar a Voz o resultado é bem insatisfatório.
Gostaria de algumas dicas pra gravar voz com um pouco mais de qualidade, como por exemplo qual microfone usar, se tenho q usar pré-ampli, se gravo com compressor, reverb, etc... ou se gravo a voz bem seca e trato depois com o Waves... Qual tipo de sala devo gravar... se deve ser bem seca ou se deve ter um pouco de reverberação natural...

Enfim, se alguém souber algo sobre gravação de voz que possa ajudar.
Ah, eu posso postar mp3 da gravação, só não sei ainda como se faz isso.

Abraços a todos,
André =)

André Quadros

Ver perfil do usuário

Re: Gravação de Voz

Mensagem  Henrique Souza em Qua Jul 28, 2010 7:54 pm

Caro André, já pessoas falando bem das simulações dos prés do pod x3, tenta usar microfones condesadores, shure, akg etc,...se não me engano tem entrada no POD com phantom power xlr, tudo bonito pra gravar, não era pra ter som ruim do seu pod, abraço!

Henrique Souza

Ver perfil do usuário

Mensagem  cmoura em Qui Jul 29, 2010 12:12 am

Fala André,

É possível ter um som interessante com todas estas opções que você mencionou. Mudando a sala, mudando pré, efeitos, mics e tudo mais. Cada um para sua proposta musical.

Sugestão: Tente explicar um pouco melhor sobre o que você considera como "insatisfatório". Alguns pontos para se apoiar:

É o timbre q te incomoda? grave, médio, agudo?
tem muito "ssss"?
Falta clareza?
pouco grave?
pega mais som de ambiente do que você gostaria?
os efeitos embolam o som?

Melhor ainda, seria se você pudesse colocar algum link de onde pudessemos ouvir seus resultados. Serve myspace, facebook ou até youtube.

Abraços!
cmoura

Ver perfil do usuário http://cristianomoura.com

Mensagem  Rodrigo em Qui Jul 29, 2010 2:42 am

André, fique à vontade para compartilhar o material por e-mail ou disponibilizar aqui no fórum via link, etc.

Complementando o Cristiano, em gravações home não é incomum termos problemas com a sala. Seja pelo cantor não ter "espaço" suficiente para "soltar a voz", seja pela acústica inadequada do ambiente de gravação soando junto com sua reverberação artificial na mixagem. Priorize manter o som direto do cantor em paralelo ao reverberador escolhido, ou seja, através de mandadas auxiliares ao invés de inserido diretamente no canal da voz, e experimente exciters e modificadores de timbre. Pode valer a pena!

Ter mixagens de referência para ouvir enquanto mixa em uma monitoração inadequada também é um ótimo ponto de partida. Não é nenhum demérito...

Abraços!
Rodrigo
Rodrigo

Ver perfil do usuário

Mensagem  André Quadros em Qui Jul 29, 2010 3:29 pm

[quote="Henrique Souza"]Caro André, já pessoas falando bem das simulações dos prés do pod x3, tenta usar microfones condesadores, shure, akg etc,...se não me engano tem entrada no POD com phantom power xlr, tudo bonito pra gravar, não era pra ter som ruim do seu pod, abraço![/quote]

Henrique,

Testei os prés do pod X3 e até consegui alguns timbres interessantes... mas como estou gravando com um mic porcaria acho que não dá pra dar um parecer... o timbre que mais me agradou foi gravar com simulação de pré-ampli um pouco mais agudo, e no track usar o Anatares Mic Modeler... aí consegui ter os agudos que queria e o Antares deu o peso necessário, trazendo a voz mais pra frente.

Quanto ao POD X3... ele tem sim entrada de mic XLR, só não tem o phanton power... então vou ter que testar com um Shure beta pra ver...
Obrigado pela atenção... vou continuar os experimentos :]
Abração,
André =)

André Quadros

Ver perfil do usuário

Mensagem  André Quadros em Sex Jul 30, 2010 9:35 am

Bem pessoal... primeiramente obrigado a todos pela atenção... acho essa proposta do forum super valida.

Bom continuando...

Cristiano,
Qdo chamo o resultado de insatisfatório digo o seguinte:
O que se procura reproduzir em uma gravação é a voz original do cantor (digo dos bons cantores... rsrsrsrsrs)
Bem a primeira gravação de voz que fiz (com um cover de SM58), como citado antes, foi gravar mais agudo e usei o Antares pra dar um peso na voz.
Essa configuração não ficou ideal mas o resultado não está tão ruim assim...

Nesta última gravação, resolvi não utilizar os prés pra voz do POD X3, e gravei o mic direto, com um pouquinho só de compressor...
O que soou ruim é que o som ficou com poucos agudos, e foi gravado junto a reverberação natural da sala (q não é tratata)... então já na gravação a voz foi muito misturada com a reverberação da sala fazendo com que ela não ficasse tão na "cara". E nesse caso o Antares não ajuda, pq ele dá mais peso, mas os agudos... não dá pra voltar... até tentei compensar no equalizador, mas mesmo assim a voz ficou com a reverberação (mais pros médio graves) e perdeu o peso pq tive q compensar muitos nos agudos e médios.. e no final, a voz ficou em outro plano, saca? Tipo a banda tocando na sala e o vocal cantando lá no banheiro?? rsrsrsrsrsrsrs

O q estou procurando é uma configuração razoável pra gravar voz, que já na gravação eu consiga um resultado mais próximo possível à voz do cantor. Eu conseguiria isso com um Shure Beta por exemplo? Ou tenho que investir em algo mais caro, mics condensadores, AKG 3000, etc?
Pow, estamos falando de Home Studio, então não vale puxar os AKG C 414 que não vai rolar $$$$$ rsrsrsrsrsrssrs

Qto ao exciter que o Rodrigo comentou (valeu pela ajuda), o que poderia usar?
Outra duvida é qto aos compressores.. uns dizem pra usar o Waves RVox, outros o Waves C4...

Disponibilizei as músicas pra vcs terem uma idéia de que estou falando:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

1) Mar de Gente foi a primeira a ser gravada... utilizei o Antares e o resultado não está tão ruim assim...
2) Give it Away e Suck My Kiss gravei com pré-ampli mas não usei o Antares, só compressão, reverb (de leve) e equalização
3) Já Alive eu gravei diretão.... e ficou isso aí :-(

Bom, aguardo suas considerações aeh pessoal =)
Abração a todos
André Quadros

André Quadros

Ver perfil do usuário

Mensagem  cmoura em Sex Jul 30, 2010 11:28 am

Fala André,

Vou te dar umas dicas bem pontuais sobre os problemas apontados, e depois você me conta os resultados ok?

Sobre a timbragem:
Sua tática de usar o mic modeler é boa, siga em frente. É algo meio aleatório no final das contas pq os resultados são imprevisíveis, então reserve um tempo para pesquisar e anotar os resultados que te agradam mais. mas não se prenda com os mics "famosos". Os desconhecidos são os mais surpreendentes, e aliás, a modelagem do AKG 414 não é nem um pouco parecida por exemplo.

Meu segredo Jedi no mic modeler é escolher qualquer mic usa-lo para preencher o grave que não veio (seja pelo mic ou pelo cantor). No source mic eu regulo o efeito de proximidade no máximo como se ele tivesse sido gravado distante (mesmo não sendo verdade), e no mic de destino vou regulando o efeito de proximidade para o menor valor, simulando como se tivesse sido gravado mais perto.
O som vai estufando, de uma maneira mais agradável do que usando equalizador na minha opinião.

Sobre os agudos, é um problema um pouco pior. O SM58 ou até mesmo o Beta58 não vão te dar a clareza que você parece estar procurando. Apesar de ótimos mics, no quesito "clareza e brilho", continuam sendo pior do que qualquer condensador...

Então não tem jeito. Quebre o seu porquinho, resgate seus milhões investidos nas ações da petrobrás ou avisa a namorada que você não vai levar ela pros restaurantes legais nos próximos meses e compre um condensador. Por exemplo, os da MXL, Rode, Studio Projects são ótimos e baratos (R$300-600).

Por último, seu problema de ambiência da sua sala que está entrando na gravação. ai ai ai... problema mais sério ainda. Algumas dicas:

1- Usando o Sm58, não tente gravar com mais do que 3-4 dedos de distância. Sua captação direta é muito reduzida nestes casos, e a ambiência toma conta.
2- Seu problema vai piorar ainda mais quando comprar um condensador então faça o seguinte: Escolha uma parede para gravar de frente pra ela, mas coloque um colchão entre a parede e o mic.
Depois faça testes gravando de frente e de costas para a parede como no desenho abaixo e veja o que é melhor para você. Tem microfones que captam mais ambiência pela frente, e outros por trás. É preciso testar as duas maneiras sempre ok?
O Ponto chave é: se a ambiência não te interessa, nunca grave no meio da sala.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

3- Por último, SPL é uma empresa de fabrica hardware e alguns plugins geniais e simples. Entre eles, o De-Verb que ajuda a reduzir a ambiência captada e o Mo-verb que faz o inverso. A interface é do tipo "vira esse botão: se funcionar ótimo e se não funcionar desiste", o que o torna também muito direto ao assunto. Conheça mais e baixe a demo aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ops... quase esqueci. No seu caso, coloque no seu orçamento a compra de um Phantom power separado para o condensador ou, o q eu acho um investimento melhor, um preamp individual para mic tipo o MIC100 tube ultra gain da behringer ou o ART MP tube.

Boa sorte por ai!
Abs
cmoura

Ver perfil do usuário http://cristianomoura.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: