Exciter

Ir em baixo

Exciter

Mensagem  Camila em Qua Ago 04, 2010 11:40 am

Gostaria de uma ajudinha,

tenho feito umas mixagens esses dias e tenho tentado aprender a usar um exciter, mas não tenho tido uma boa resposta.

Estou gravando uma voz feminina, usei um microfone condensador e fiz muitos testes antes de chegar na parte final que seria de edição e mixagem da voz.

Ainda na parte da edição eu gostaria de melhorar o timbre da voz, pois a voz está um pouco anasalada.

O exciter resolveria esse problema ressaltando uma outra frequência que valorize a voz?

PS: Parabéns pela iniciativa em criar um fórum de áudio e tecnologia em português!

Camila

Ver perfil do usuário

Re: Exciter

Mensagem  cmoura em Qui Ago 05, 2010 1:34 am

Oi Camila,

O exciter é um periférico maravilhoso e pode ter muitas utilidades, mas eu raramente aconselharia utilizar em vozes.

Ele mexe com muita coisa ao mesmo tempo: uma mistura de equalização dinâmica, manipulação de fase e criação de harmônicos artificiais. E curiosamente, nada disso tem muita utilidade no caso de uma voz bem gravada.

(ok, equalização dinâmica é útil, mas não sem os controles dos parâmetros na nossa mão.)

O brilho que ele é capaz de trazer está acima do que esperamos de um cantor. Os "sssss" e "shhhhh" podem ficar irritantes em segundos. O grave (corpo) que ele pode trazer, até é um pouco mais útil... mas lembrando que por ser artificial, soa bem menos natural do que corrigir num equalizador.

Você falou sobre a voz anasalada. É algo que você vai encontrar na região dos médios e acho que você vai ter mais sucesso com um equalizador paramétrico.

Então sendo bem sistemático: Experimente tudo que você puder na faixa de frequência entre 1kHz e 4kHz.
Vasculhe pequenas regiões de frequências e anote tudo que você encontrar de ruim, e tudo que encontrar de bom.
Depois de anotado, trabalhe os ganhos e cortes de acordo com suas anotações.

Agora... se você for uma pessoa de ímpeto e que gosta de aventuras radicais... reserve um tempo para experimentar o plug-in "Throat", que está no pacote AVOX da [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (a demo pode ser baixada no site)

Resumidamente, ele tem a pretensão de alterar as características da garganta do cantor (que vão afetar diretamente o timbre), e com dedicação e estudo os resultados podem ser sensacionais. Já resolvi algumas coisas bem complicadas por lá.

Boa sorte por ai e aguardamos notícias!
Cristiano Moura

cmoura

Ver perfil do usuário http://cristianomoura.com

Mensagem  Sergio Filho em Sex Ago 06, 2010 10:48 am

Cristiano matou a pau!
Só gostaria de acrescentar um detalhe:
A voz anasalada geralmente vem do próprio nariz do cantor/a (ok, isso é óbvio).
Mas, durante a gravação, a gente pode perceber se isso faz parte do estilo do cantor (como é o caso do Chico Buarque, por exemplo) ou se a pessoa simplesmente não tem consciência de que está intencionando seu canto pelo nariz. É muito comum pessoas que têm o hábito de cantar em inglês se deixarem levar pelas nasalidades da fonética deste idioma. Entretanto, em português pode ficar feio e muitas vezes o equalizador não vai resolver, mas apenas atenuar.
É importante despertar para esses fatos para que você possa saber exatamente com o que está lidando.
Sergio Filho

Ver perfil do usuário http://www.tchopu.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: