Fórum da ProClass
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhorando uma composição em MIDI

4 participantes

Ir para baixo

Melhorando uma composição em MIDI Empty Melhorando uma composição em MIDI

Mensagem  Guga Ter Jul 27, 2010 11:17 am

Oi pessoal da ProClass!

Eu ainda não fiz nenhum curso aí com vocês, embora tenha muita vontade pelo que eu tenho ouvido falar da escola. Tenho pouca experiência com Pro Tools que aprendi através de um amigo.

Agora estou com uma dúvida. Eu fiz uma composição totalmente em MIDI escrevendo as partes das duas guitarras. do baixo e da bateria. Como eu posso fazer para deixá-la com um som mais profissional?

abs,
Guga

Guga

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando uma composição em MIDI Empty Re: Melhorando uma composição em MIDI

Mensagem  Norbert Weiher Ter Jul 27, 2010 1:21 pm

Olá Guga!

Tenho algumas sugestões para obter um som mais profissional para tua composição, na verdade nunca tem um só caminho para chegar nos resultados bons (pelo menos não no ramo de composição e gravação)!

A minha primeira sugestão seja gravar a composição com instrumentos próprios. A sua instrumentação sugere uma musica com caracter mais 'live' - e isso é difícil de criar somente com MIDI. Guitarra e baixo podem ser gravados em casa com resultados bons - mas a bateria precisa um estúdio com uma boa acústica para obter o melhor resultado. A desvantagem é que você tem que investir dinheiro para alugar um estúdio ou comprar interfaces e microfones para gravar em casa.

A outra alternativa seja mudar os instrumentos virtuais de MIDI que você está usando para instrumentos melhores. Por exemplo: Se você use Pro Tools tem instrumentos que vêm de graça como XPand2, Mini Grand, DB33 ou Vacuum. Mas a qualidade deles poderia ser melhor (infelizmente alta qualidade nunca vem de graça). Tem empresas no mercado que são especializados na programação de instrumentos virtuais - por exemplo o Native Instruments. Se você use o software delas (por exemplo NI Kontakt e Battery ou Digidesign Strike ou Structure) a sua musica vai mudar imediatamente.

A terça opção seja combinar essas ideias:

Para guitarra, baixo e voz você pode comprar ou alugar um interface (por exemplo uma Mbox mini) e um microfone para gravar em casa. A bateria pode ser programado usando instrumentos virtuais como BFD, NI Battery, etc. Assim você minimiza o custo e vai ter um resultado muito melhor.

Acho que é isso para começar - qualquer dúvida entre em contato conosco!
Ah, esqueci perguntar: Qual software você usou para compor?

Abraços,

Norbert

Norbert Weiher

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando uma composição em MIDI Empty Re: Melhorando uma composição em MIDI

Mensagem  Guga Ter Jul 27, 2010 2:08 pm

Obrigado, Norbert!

Poxa, é muita informação! :-)

Eu fiz a composição inicialmente no TuxGuitar, que é uma versão gratuita do GuitarPro.

Valeu!

Guga

Guga

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando uma composição em MIDI Empty Re: Melhorando uma composição em MIDI

Mensagem  cmoura Ter Jul 27, 2010 3:14 pm

Olá Guga,

O Norbert já deu um bom caminho para você, o problema é que com o TuxGuitar você está bem limitado com relação a geração de som. É certo de que ele não roda instrumentos virtuais desenvolvidos para Pro tools e quase certo de que ele não aceita formatos mais convencionais do mercado profissional como o VST.

Então seus caminhos são tentar gravar com instrumentos "reais" como o Norbert falou ou então partir para outro programa mais profissional que trabalhe com MIDI e que seja capaz de trabalhar com os instrumentos virtuais padrão RTAS ou VSTi.

Vale mencionar que estes seus trabalhos já realizados no TuxGuitar não serão em vão, porque possívelmente podem ser exportados para o formato MIDI então você pode continuar trabalhando com eles assim que decidir que programa usar.

Se você faz questão de trabalhar com Linux, talvez queira conhecer o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] apesar de que é algo que continua sendo bem distante da realidade profissional que você procura.

Abraços!
cmoura
cmoura

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/07/2010
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

http://cristianomoura.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando uma composição em MIDI Empty Re: Melhorando uma composição em MIDI

Mensagem  André Quadros Qua Jul 28, 2010 1:49 pm

Caros,

Tenho gravado em casa com POD X3.... gravo guitarras e baixo direto no POD e tem ficado mto bom... a voz é que ainda não peguei o bizú...

Mas qto à gravação da bateria... eu tenho utilizado o Addictive Drums... é um excelente software de edição de bateria, e já vem com alguns sets de bateria mto bons, cujos samples são da DW, Tama, Pearl, Sonor, etc... Com um pouco de paciência tenho conseguido resultados bem legais...
Gravei Give it Away e Suck My Kiss (Red Hot) no Addictive, e Alive (Pearl Jam) e o pessoal tem gostado... posso postar os mp3 pra vcs terem uma idéia de como fica...

Um grande lance é q vc faz uma pré-mixagem das peças da bateria, escolhe o kit que quer além de poder mexer na dinâmica das batidas, fazendo o som parecer mais real...

Então é essa minha dica... pra quem não quer gastar uma grana pra gravar bateria em estúdio, tenta o Addictive Drums.
Abraços a todos,
André =)

André Quadros

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Melhorando uma composição em MIDI Empty Re: Melhorando uma composição em MIDI

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos